presos políticos na Venezuela - Mundo - iG" /

ONG pede libertação de presos políticos na Venezuela

Nova York, 18 jul (EFE).- A ONG Human Rights Foundation (HRF) anunciou hoje o lançamento de uma campanha para pedir ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que liberte os presos políticos do país, e que ponha fim às perseguições por motivos políticos.

EFE |

"Os venezuelanos são alvo constantemente de perseguição política, encarceramento, tortura e outros tratamentos cruéis e degradantes por não concordar ou se opor ao Governo", assegurou hoje em comunicado a ONG, com sede em Nova York.

Segundo a HRF, muitos desses prisioneiros políticos são detidos em condições "desumanas" sem acesso a cuidados médicos.

Fora das prisões, a ONG afirma que a "inabilitação política foi utilizada pelo Governo para incapacitar 400 potenciais candidatos, entre eles os que pareciam ser favoritos para as eleições de novembro".

A HRF cita como exemplo Raúl Díaz, "um estudante de engenharia que passou quatro anos na prisão esperando por um julgamento por falsas acusações", e Humberto Quintero, "um tenente preso por capturar um líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)".

A ONG lançou a iniciativa "Tell Chávez" (www.TellChavez.com) com o objetivo de chamar a atenção sobre "a existência e o sofrimento de prisioneiros políticos na Venezuela", apesar da anistia promulgada pelo presidente para presos ou processados por esse tipo de crime em dezembro de 2007. EFE mgl/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG