Onda de tornados volta a assustar Estados americanos

Série de tormentas deixa rastro de destruição nos Estados de Kentucky, Ohio e Indiana, com ao menos 29 mortos

iG São Paulo |

Uma nova série de tornados atingiu o centro dos Estados Unidos na sexta-feira, deixando um rastro de destruição e ao menos 29 mortos na região da Costa do Golfo aos Grandes Lagos. Entre os Estados mais atingidos estão Kentucky, Ohio e Indiana.

Os tormentas de sexta-feira atingiram o país dois dias depois de uma outra série de tempestades terem deixado ao menos 13 mortos no meio oeste e sul americanos. O Serviço Meteorológico Nacional recebeu 74 informes de tornados, em sete Estados dos EUA, até o início da noite desta sexta.

Mau tempo: Série de tornados deixa rastro de destruição no meio oeste dos EUA

AP
Charles Kellong diante dos escombros de sua casa em Limestone, no Alabama
Ao menos 17 tornados foram registrados no Alabama, Tennessee e Illinois na tarde de sexta-feira, totalizando 65 tornados durante a semana. Os Estados de Indiana, Kentucky, Ohio, Illinois, Indiana e Missouri estão sob alerta de novos tornados.

Em Indiana, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, há risco de chuva de granizo de até 6,4 centímentros e rajadas de ventos de até 112 km por hora.

A maioria dos tornados aconteceu no condado de Madison, Alabama, onde casas foram destruídas, automóveis virados, e linhas de energia e árvores derrubadas. De acordo com serviços de emergência, há “pessoas presas nos escombros com lesões", mas não foram registradas mortes.

Essa última onda de tornados acontece quando a população se recupera dos estragos deixados em seis Estados por tornados na terça e quarta-feira. A cidade de Harrisburg, em Illinois, foi a mais atingida por um grande tornado que devastou uma ampla área na quarta-feira, deixando seis mortos e mais de 100 feridos.

Em 2011, os tornados mataram 545 pessoas nos Estados Unidos, no que foi a temporada mais mortífera destes fenômenos desde 1936.

*Com AFP, CNN e BBC

    Leia tudo sobre: euatornadoalabamatragédiadestruiçãoindiana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG