Nova Délhi, 4 jan (EFE).- Pelo menos 41 pessoas morreram neste final de semana pela onda de frio que nos últimos dias tem afetado às regiões do norte da Índia, informaram hoje fontes oficiais.

Na região de Uttar ocorreram 30 mortes e mais 11 perderam a vida no estado vizinho de Bihar, segundo fontes dos departamentos regionais de Gestão de Catástrofes, citados pela agência indiana "Ians".

"A onda de frio matou 11 pessoas e centenas têm doenças relacionadas com o frio", disse o oficial de Bihar.

Em Uttar, a cidade de Shahjahanpur registrou hoje a temperatura mais baixa, de 2,8 graus, enquanto no distrito de Muzaffarpur de Bihar o termômetro marcou seis graus.

Embora as temperaturas registradas não tenham sido inferiores a zero grau nesta região, nos empobrecidos estados de Uttar e Bihar boa parte da população vive em casas precárias e não está acostumada ao frio intenso.

O Departamento de Meteorologia prevê que a onda de frio, acompanhada de chuvas, siga afetando o norte do país pelo menos durante os próximos dois ou três dias.

Devido ao frio, muitas escolas estenderam suas férias de inverno, e em Bihar, o chefe de Governo regional, Nitish Kumar, ordenou ao Departamento de Gestão de Catástrofes que instale fogueiras para os pobres. EFE ss/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.