OMS vence o Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi anunciada nesta quarta-feira como vencedora do Prêmio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional 2009.

AFP |

O júri da Fundação Príncipe das Astúrias destacou a capacidade da OMS, como organismo especializado das Nações Unidas, de desempenhar uma função de liderança nos temas cruciais da saúde, em um contexto mundial em transformação.

Também ressaltou a capacidade de configurar a agenda das pesquisas no campo da saúde, estabelecer normas e articular políticas que alinhem princípios éticos e científicos, além de prestar apoio técnico aos países que precisam.

Os prêmios Príncipe das Astúrias são concedidos pela fundação que leva o nome do príncipe Felipe, herdeiro da coroa da Espanha, e a cada ano premiam oito pessoas ou instituições nas seguintes áreas: artes, cooperação internacional, concórdia, ciências sociais, comunicação e humanidades, esportes, pesquisa científica e técnica e letras.

Cada prêmio está dotado com 50.000 euros e uma escultura criada por Joan Miró.

Vencedores em anos anteriores da categoria incluem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-vice-presidente americano Al Gore e a Fundação Bill e Melinda Gates.

esb/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG