OMS prepara plano de ação para combater risco de pandemia global de gripe

Genebra, 6 mai (EFE) - Diante da possibilidade de surgir, a qualquer hora, uma pandemia de gripe no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e representantes de seus países-membros estão reunidos esta semana em Genebra para determinar um plano de ação para prevenir e combater a doença. A possibilidade de ocorrer uma pandemia de gripe é um fato. Não sabemos quando, nem onde, nem provocada por que motivo, mas que o potencial existe, existe, isso é claro, disse hoje em entrevista à Agência Efe o coordenador do programa de gripe da OMS, Keiji Fukuda.

EFE |

A reunião de quatro dias em Genebra conta com a participação de representantes de 150 países que tentarão pôr em dia a estratégia de prevenção e atuação em caso de pandemia.

Fukuda explicou que os protocolos têm que estabelecer não apenas as ações que os membros do setor de saúde devem realizar, mas também aquelas que devem ser feitas pelo resto da sociedade.

De acordo com o coordenador, este é o melhor momento para fazer isso, não só porque alguns países não têm um programa completo, mas porque houve avanços em nível científico, com a criação de vacinas e remédios.

Sobre a possibilidade de uma rápida expansão do vírus da gripe, Fukuda afirma que se deve fazer de tudo para controlá-lo dentro de um país, mas diante da dificuldade que isso representa, o coordenador propõe enfatizar a prevenção do contágio. EFE mh/wr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG