OMS diz que plano mundial de vacinação salvou 3 milhões em 8 anos

(embargada até às 23h01 de Brasília de hoje) Genebra, 28 out (EFE).- O programa de vacinação que a Aliança Gavi aplicou desde 2000 evitou a morte de 3,4 milhões de pessoas no mundo, segundo a última avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

EFE |

A Aliança Gavi é um acordo de cooperação público-privado entre agências da ONU, Governos, instituições internacionais, ONGs, empresas e fundações para aplicar de forma massificada programas de vacinação em 76 países em desenvolvimento.

Segundo a OMS, as últimas atuações da Gavi permitiram salvar a vida de 600 mil pessoas, fazendo o número total de mortes evitadas graças à vacinação nos últimos oito anos subisse para 3,4 milhões.

No final de 2008, 213 milhões de crianças terão sido vacinadas graças à Gavi. Destas, 41,7 terão recebido vacinas contra a Hib (haemophilus influenzae tipo B), que causa meningite e pneumonia.

Das 9,2 milhões de crianças mortas todos os anos antes de chegar aos 5 anos de idade, dois milhões delas, 20%, sofriam de pneumonia.

Em 2007, 44 países receberam vacinas contra a Hib, possibilitando que 28 milhões de crianças fossem vacinadas.

Por outro lado, a Gavi espera vacinar 192,2 milhões de crianças contra a hepatite B antes do fim de 2008, com o que espera salvar 2,5 milhões de menores.

Além disso, a Aliança imunizou 194 milhões de crianças contra o sarampo em 32 países de 2001 a 2006, permitindo que a doença se reduzisse em 68 % no mesmo período.

A poliomielite é outra das doenças contra as quais a Aliança luta. Nos últimos sete anos, foram vacinadas 100 milhões de crianças com menos de cinco anos em 11 países.

No mesmo período, a Gavi contou com um orçamento acumulado de US$ 1,410 bilhão.

A intenção da Gavi é poder colaborar de maneira efetiva com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que pretendem reduzir pela metade o índice de mortalidade infantil até 2015. EFE mh/rb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG