foco autônomo de gripe suína na Europa - Mundo - iG" /

OMS declara que não há foco autônomo de gripe suína na Europa

A OMS não vê por enquanto a possibilidade de transmissão da gripe suína na Europa no mismo nível observado nos Estados Unidos e México, mas a organização acompanha de perto a situação na Espanha e na Grã-Bretanha, declarou nesta terça-feira Keiji Fukuda, número dois da OMS.

AFP |

"Os casos observados na Espanha estão vinculados a viagens" aos países afetados, em especial ao México, destacou o vice-diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na Grã-Bretanha, os casos de infecção não respondem à definição da OMS de "foco autônomo" da epidemia.

Segundo o último número detalhado da organização e divulgado na manhã desta terça-feira, 54 casos foram diagnosticados na Espanha e 18 na Grã-Bretanha.

Fukuda também anunciou nesta terça-feira que o número total de casos confirmados de gripe suína no mundo ascendia a 1.419, com 30 mortais.

A OMS ativou no dia 29 de abril o alerta 5 de uma escala que vai até 6, indicando a iminência de uma pandemia; a instituição analisa, agora, os sinais de propagação autônoma do vírus em outra região do mundo diferente da América, o que ativaria a fase 6, prenúncio oficial da primeira grande pandemia do século XXI.

dro/at/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG