OMS decide sobre fabricação de vacina para a gripe

Genebra, 6 mai (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidirá na semana que vem, após uma reunião de especialistas, se chegou o momento de recomendar às empresas farmacêuticas que comecem a fabricar a vacina contra o vírus da gripe suína.

EFE |

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Marie-Paule Kieny, diretora da Iniciativa da OMS para a Pesquisa de Vacinas, disse hoje em entrevista coletiva que o grupo de especialistas se reunirá no dia 14 e que, de acordo com suas conclusões, a diretora-geral do organismo, Margaret Chan, tomará uma decisão a respeito.

Kieny explicou que os responsáveis da OMS conversaram com as empresas do ramo farmacêutico que podem fabricar a vacina e disse que as companhias estão "a postos" para poder começar a fabricá-la, mas insistiu em que a decisão final ainda não foi tomada.

Perguntada sobre quantas doses da vacina seriam necessárias para fazer frente a uma eventual pandemia da nova gripe, a especialista respondeu que ainda há muitos pontos a serem resolvidos, como se uma pessoa ficaria protegida ao ser vacinada uma única vez. EFE vh/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG