Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou nesta quinta-feira seu comitê de emergência, que poderia recomendar à diretora geral do organismo, Margaret Chan, a declaração de uma pandemia da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1).

A porta-voz da OMS, Fadela Chaib, confirmou à Agência Efe que os especialistas se reunirão por volta do meio-dia (hora de Genebra), por teleconferência, como acontece normalmente, e em seguida o nível de alerta pandêmico pode ser passado à fase mais alta.

Ontem, a diretora geral da OMS conversou com os ministros de saúde dos países mais afetados pelo vírus.

Chaib disse à Efe que Chan consultou "com os ministros dos sete ou oito países mais afetados".

A OMS reconheceu esta semana que a declaração de uma pandemia é iminente, e disse que ainda não ocorreu porque é preciso preparar o mundo para que entenda esse passo corretamente.

"O vírus continua se estendendo pelo mundo, e a atividade dele está aumentando em diferentes países. Estamos cada vez mais perto de uma situação pandêmica, mas a OMS está trabalhando duro para preparar os países e as pessoas", disse o diretor-geral adjunto, Keiji Fukuda.

Leia também:



Entenda a "gripe suína"



Leia mais sobre: gripe suína

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.