OMS confirma novos casos de gripe na Europa

GENEBRA (Reuters) - A nova gripe H1N1 continua se espalhando pela Europa, e na quarta-feira a Organização Mundial da Saúde disse que seus laboratórios confirmaram novos casos na Grã-Bretanha, na Espanha, na Itália e na Alemanha. Segundo a OMS, o maior aumento foi na Grã-Bretanha, que passou de 18 para 27 casos. Itália e Espanha ganharam três casos adicionais cada, e a Alemanha somou mais um.

Reuters |

Autoridades da Suécia também confirmaram o primeiro caso da doença no país nesta quarta-feira.

A OMS confirma 1.516 casos em 22 países. Suas cifras são menos atualizadas que as notificações dos governos nacionais, mas tendem a ter mais confiabilidade científica.

Fora da Europa, a Coreia do Sul registrou mais um caso, e a Guatemala se tornou o mais recente país a registrar a doença, inicialmente chamada de "gripe suína".

Eventuais sinais de transmissão continuada da doença em comunidades fora das Américas devem levar a OMS a declarar situação de pandemia. Até agora, porém, isso só parece estar acontecendo na América do Norte, especialmente no México.

A OMS elevou na semana passada o nível de alerta contra pandemias de 3 para 5, o que significa a iminência de uma epidemia global. Cientistas dizem que o novo vírus mistura elementos genéticos de gripes suínas, aviárias e humanas.

Os laboratórios da OMS já confirmaram 822 contaminações e 29 mortes no México. Os EUA tiveram 403 casos e 1 morte confirmados pela agência da ONU até agora.

Na noite de terça-feira, autoridades do Texas disseram que uma mulher na faixa dos 30 anos, acometida por problemas crônicos de saúde, se tornou a segunda vítima fatal da doença em território norte-americano. A primeira havia sido um bebê mexicano em visita ao Estado.

Na Suécia, uma mulher de Estocolmo com cerca de 50 anos teve a doença confirmada pelas autoridades sanitárias locais. Segundo as autoridades, ela retornou de Chicago, nos EUA, em 25 de abril e já está curada.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG