rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), com 145 mortos, foram confirmados em 74 países, após na quinta-feira essa agência ter aumentado o nível de alerta desta doença para seis (pandemia)." / gripe suína - Mundo - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), com 145 mortos, foram confirmados em 74 países, após na quinta-feira essa agência ter aumentado o nível de alerta desta doença para seis (pandemia)." /

OMS confirma 29.669 casos e 145 mortos da gripe suína

Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta sexta-feira que 29.669 casos da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), com 145 mortos, foram confirmados em 74 países, após na quinta-feira essa agência ter aumentado o nível de alerta desta doença para seis (pandemia).

EFE |

Desde os dados anteriores, foram comunicados 895 casos novos à OMS, e uma morte.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, declarou ontem a pandemia, ao elevar o nível de alerta à fase máxima de seis, devido à grande extensão geográfica do vírus, mas disse que é "uma pandemia moderada" quanto à gravidade.

Os Estados Unidos comunicaram 13,217 mil casos, entre eles 27 mortos; o México, 6,241 mil casos (108 mortos); o Canadá, 2,978 mil casos (4 mortos); o Chile 1,694 mil (2 mortos); e a Austrália, 1,307 mil casos.

Em seguida, vêm Reino Unido (822 casos), Japão (549), Espanha (488), Argentina (343) e China (188).

Apesar do anúncio de ontem da OMS, o Governo francês decidiu manter para esse país o nível cinco de alerta.

"Na França, não há circulação ativa do vírus", disse a ministra da Saúde francesa, Roselyne Bachelot.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Vacina

O grupo farmacêutico suíço Novartis AG anunciou ter produzido com sucesso o primeiro lote de vacina contra a "gripe suína", semanas antes do esperado. O anúncio acontece no mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a gripe suína uma pandemia.

A decisão foi motivada pelo aumento dos casos de infecção pelo vírus nos EUA, Europa, Austrália, América do Sul e em outros lugares. A OMS diz que as fabricantes de medicamentos possivelmente terão as vacinas aprovadas e prontas para a venda depois de setembro.

A Novartis disse que irá utilizar a primeira leva da vacina para avaliação pré-clínica e testes. O produto também está sendo considerado para testes clínicos, afirma a companhia.

Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG