OMS avalia necessidade de vacinas diferentes para gripes A e comum

Genebra, 23 set (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que ainda não decidiu se, para o inverno de 2010 no Hemisfério Sul, deve ser produzida uma vacina contra a gripe comum e outra contra a gripe suína, ou se deve ser desenvolvida apenas uma contra ambas as doenças.

EFE |

Em um documento distribuído hoje, a OMS diz que as vacinas contra a gripe que estão sendo desenvolvidas para serem aplicadas sob a linha do Equador no inverno do ano que vem deveriam conter os vírus A/Califórnia/7/2009 (H1N1), A/Perth/16/2009/ (H3N2) e B/Brisbane/60/2008.

Segundo o documento, partículas do vírus A/Califórnia ajudariam a combater tanto a gripe comum como a gripe suína. Já os outros dois vírus preveniriam a gripe comum que deve circular no Hemisfério Sul em 2010.

No entanto, a OMS deixou bem claro que, apesar da certeza da necessidade dos três vírus, não tem como afirmar se eles devem ser administrados conjuntamente ou em doses à parte.

"Neste momento, a OMS não está em posição de recomendar se deve existir uma vacina tripla com os três vírus ou se deveria haver duas vacinas separadas, uma para a gripe comum e outra para a pandêmica".

No entanto, a entidade diz que poderá dar orientações mais específicas sobre o tema após a reunião do Grupo Assessor de Especialistas, que deve acontecer no fim de outubro.

No momento, as vacinas que estão sendo fabricadas para a gripe A contêm o vírus A/Califórnia/07/2009 (H1N1). EFE mh/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG