OMS antecipa reunião de comitê de emergência sobre gripe suína

Genebra, 27 abr (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizará hoje uma reunião de seu comitê de emergência, o grupo de especialistas que estuda se deve elevar o nível de alerta pandêmico da gripe suína do atual nível três para o quatro, de um total de seis fases.

EFE |

Uma porta-voz da OMS informou que a reunião, prevista inicialmente para amanhã, foi antecipada para hoje.

A OMS declarou este fim de semana que o vírus da gripe suína, que pode ter deixado mais de 100 mortos no México e causou casos nos EUA, Espanha e possivelmente em outros lugares, tem claramente um potencial pandêmico, pois houve casos de transmissão de pessoa a pessoa.

"Se decidirmos passar à fase quatro, será uma mudança muito grande, pois isso significa que um vírus potencialmente pandêmico como este terá mostrado que é capaz de se transmitir de pessoa a pessoa" fora de pequenos grupos como familiares que cuidaram dos doentes, disse ontem o diretor-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda.

A OMS anunciou que, se for confirmada a elevação do nível de alerta mundial, esta noite haverá uma entrevista coletiva da própria diretora-geral da organização, Margaret Chan, ou de Fukuda. EFE vh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG