rebatizada de gripe A H1N1) para 6, o mais alto da escala, se houver provas de uma transmissão da doença de pessoa a pessoa em uma região fora da América do Norte." / gripe suína - Mundo - iG" / rebatizada de gripe A H1N1) para 6, o mais alto da escala, se houver provas de uma transmissão da doença de pessoa a pessoa em uma região fora da América do Norte." /

OMS ainda não elevará nível de alerta para gripe suína

GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) só elevará o nível de alerta por causa da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1) para 6, o mais alto da escala, se houver provas de uma transmissão da doença de pessoa a pessoa em uma região fora da América do Norte.

EFE |

Tais declarações foram concedidas nesta segunda-feira pelo diretor-geral adjunto da organização, Keiji Fukuda, o qual insistiu em que a atual fase de alerta 5 "reflete que houve transmissão de pessoa a pessoa de forma sustentada" na América do Norte.

"Entretanto, ainda não temos evidências claras de que isto tenha ocorrido em outra região", acrescentou Fukuda, já que a OMS investiga se algum dos casos da gripe registrados na Espanha ou no Reino Unido pode ter sido causado por esse tipo de transmissão.

Até o momento, todos os casos registrados nesses países são relacionados com viagens ao México ou aos EUA, ou ainda a pessoas de um mesmo círculo de convivência. Em sua entrevista coletiva diária, Fukuda disse que, por enquanto, não pode "prever o futuro", fazendo referência a uma possível mudança no nível de alerta.

O representante da OMS insistiu em que as fases de alerta indicam a difusão do vírus pelo mundo, mas não sua gravidade. Por isso, Fukuda destacou que "a situação continua evoluindo" e que o vírus da gripe é imprevisível, o que impede saber se haverá poucos ou muitos casos da doença no futuro.

Apesar do nome, a "gripe suína" não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Leia também


"Gripe suína" no Brasil


Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe a h1n1gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG