de gripe A H1N1) não pode ser detida e, portanto, todos os países precisarão de vacina, afirmou nesta segunda-feira uma diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS)." / de gripe A H1N1) não pode ser detida e, portanto, todos os países precisarão de vacina, afirmou nesta segunda-feira uma diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS)." /

OMS afirma que todos os países precisam de vacina para gripe suína

A pandemia de gripe suína (rebatizada http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_topde gripe A H1N1) não pode ser detida e, portanto, todos os países precisarão de vacina, afirmou nesta segunda-feira uma diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS).

AFP |



"Os especialistas consultados pela OMS determinaram como prioridade a vacinação de todos os que trabalham no setor de saúde para que possam manter o sistema de saúde em andamento", declarou a médica Marie-Paule Kieny, diretora do departamento de pesquisas de vacinas da organização.

"Os países devem adotar as recomendações da OMS no que diz respeito à vacinação em função da situação epidemiológica, que é diferente de acordo com os países, especialmente sobre a gravidade dos sintomas", completou Kieny.

Na manhã desta segunda-feira, a médica disse que o desempenho da produção de vacinas tem sido "pobre", mas que as indústrias estão estudando esforços alternativos.

"(O grupo de especialistas) recomendou primeiro que profissionais de saúde sejam imunizados em todos os países a fim de preservar um sistema de saúde que funcione enquanto o vírus evolui", disse ela em uma coletiva de imprensa. "Em relação a outros grupos, isso depende da estratégia que cada país quer seguir."

Ela também confirmou que a obesidade é um fator de risco para complicações com a "gripe suína".

EUA

No domingo, a secretária de Saúde americana, Kathleen Sebelius, anunciou uma nova contribuição de US$ 1 bilhão para comprar tudo que for necessário para a fabricar a vacina contra a "gripe suína".

"Teremos mais US$ 1 bilhão para comprar a maior parte dos componentes de uma vacina contra o vírus H1N1", afirmou Sebelius falando à rede de TV CNN, precisando que a vacina estará pronta em outubro.

"Nós estamos trabalhando agressivamente nisso, antes de mais nada, testando as variações do vírus para conseguir a vacina certa. Precisa ser seguro, então os testes clínicos começarão neste mês. Nós saberemos muito mais até o final do verão, e precisa ser eficaz", afirmou Sebelius.


Veja também:

Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: epidemiagripe suínaomsvacina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG