OMS afirma que casos de diabetes dobrarão até 2030

Genebra, 13 nov (EFE) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje de que os casos de diabetes, que doença atualmente afeta cerca de 250 milhões de pessoas no mundo, dobrarão até 2030 se não forem adotadas medidas.

EFE |

Esta doença causa 5% das mortes anuais no mundo, lembra a organização, por ocasião da Dia Mundial do Diabetes, celebrado amanhã.

Pelo menos 80% das pessoas afetadas pelo diabetes vivem nos países de renda baixa e média, e, nessas nações, a maioria dos doentes tem entre 45 e 64 anos.

A OMS lembra que uma má alimentação e a obesidade são dois fatores importantes nesta doença, que acontece quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode utilizar de forma efetiva o hormônio.

O Dia Mundial do Diabetes, com o qual se quer gerar no mundo todo maior consciência sobre o problema, está centrado este ano nas crianças e adolescentes.

A cada dia, 200 menores de 14 anos são afetados pelo diabetes de tipo 1, uma condição auto-imune para a qual não existem medidas de prevenção, e os casos aumentam 3% por ano.

Nas crianças em idade pré-escolar, este aumento é de 6% anual.

A campanha deste ano quer conscientizar o público sobre alguns dos sintomas precursores do diabetes de tipo 1, como urinar com freqüência, uma perda rápida de peso, apatia e muita sede. EFE vh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG