OMC apresentará novo texto de negociação para tentar salvar Doha

Genebra - O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, apresentará na segunda-feira um novo texto de convergência que reúna as posições dos membros que negociam a Rodada de Doha por causa da insatisfação que expressaram alguns países da entidade diante de sua proposta anterior.

EFE |

O porta-voz da OMC, Keith Rockwell, confirmou que Lamy vai se reunir durante a noite com os presidentes dos grupos negociadores para tentar conseguir um texto de consenso.

Os 30 ministros de países que pertencem à OMC estão reunidos em Genebra há uma semana tentando desbloquear a Rodada de Doha, destinada a conseguir uma maior liberalização do comércio mundial.

Na última sexta Lamy apresentou um texto que buscava o consenso e que foi rejeitado por países como Argentina, Índia, nações em desenvolvimento reunidos no G-33 e alguns Estados da União Européia (UE).

Os ministros analisaram o projeto este fim de semana e após a reunião de hoje Lamy decidiu redigir outro texto com a ajuda dos presidentes dos grupos negociadores, que conhecem de perto as posições e os interesses de todos os membros.

A representante de comércio dos EUA, Susan Schwab, afirmou que seu país se mantém comprometido com o processo, mas expressou seu descontentamento pelo que ela considera um entorpecimento das negociações.

"Tínhamos um acordo na sexta-feira com um resultado bem-sucedido, não era perfeito, mas tinha um equilíbrio relativo, respaldado pela maioria dos participantes. Infelizmente alguns poucos mercados emergentes decidiram que o queriam reequilibrar a favor de outros assuntos", disse.

Ela acrescentou que se rompeu "o único pacto de êxito que tínhamos até agora".

Por sua vez, o ministro indiano disse que o encontro de hoje "foi construtivo", mas especificou que ainda existem temas não resolvidos, embora tenha afirmado que está "otimista".

Leia também:

Leia mais sobre Rodada Doha

    Leia tudo sobre: rodada de doha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG