Omar al-Bashir candidata-se oficialmente às eleições do Sudão

CARTUM - O Partido do Congresso Nacional (PCN) sudanês apresentou nesta terça-feira oficialmente seu líder, o presidente Omar al-Bashir, como candidato às eleições presidenciais e legislativas, previstas para o próximo mês de abril.

EFE |

A Comissão Eleitoral sudanesa informou hoje em comunicado que vários dirigentes do PCN apresentaram os papéis da candidatura de al-Bashir depois que abriu hoje o prazo para fazê-lo.

Ontem, al-Bashir anunciou a renúncia como comandante supremo das Forças Armadas, que ocupava desde 1989.

Segundo a lei eleitoral de 2007, nenhum candidato às eleições parlamentares ou presidenciais pode ocupar um cargo militar. Por isso, a atitude de al-Bashir era necessária para que ele pudesse concorrer ao pleito.

Al-Bashir, de carreira militar e nascido em 1944, ocupou a chefia do Exército após o golpe de Estado que liderou em 30 de junho de 1989 contra o então presidente Sadek al-Mahdi.

Em 4 de março do ano passado, o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra ele por crimes de guerra e crimes contra a humanidade na região sudanesa de Darfur, onde morreram mais de 300 mil pessoas desde fevereiro de 2003.

Leia mais sobre Sudão

    Leia tudo sobre: sudão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG