Olmert viajará ao Cairo para se reunir com Mubarak

Jerusalém, 19 jun (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, viajará na próxima terça-feira ao Cairo para se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, informou hoje seu escritório, em comunicado.

EFE |

O encontro foi estipulado entre os dois "há várias semanas", para abordar "assuntos regionais e avançar nas relações bilaterais", afirma a nota.

O Egito serviu de intermediário entre Israel e as milícias palestinas para alcançar a trégua de seis meses iniciada às 0h de Brasília de hoje, mantida pelas duas partes, por enquanto, sem incidentes.

Na terça-feira, e simultaneamente a uma delegação do Hamas, viajará ao Egito Ofer Dekel, membro da equipe de Olmert encarregado do dossiê sobre a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, que está retido há dois anos por milícias palestinas.

Israel queria incluir a libertação de Shalit dentro da trégua iniciada hoje, mas o Hamas - cujo braço armado participou da captura soldado israelense - conseguiu finalmente impor sua postura: o jovem militar tem um preço à parte.

O movimento islâmico pede em troca de Shalit a libertação de centenas dos 11.000 palestinos detidos em prisões israelenses.

As negociações sobre o destino do militar cativo deviam reiniciar 24 horas depois do início da trégua, segundo fontes palestinas citadas pelo jornal "Yedioth Ahronoth".

No entanto, como amanhã é fim de semana tanto em Israel quanto no Egito, Dekel adiou sua viagem para o Cairo na próxima terça-feira.

EFE ap/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG