Olmert vai à Turquia conversar sobre paz entre Israel e Síria

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, reuniu-se nesta segunda-feira à noite em Ancara com seu homólogo, Recep Tayyip Erdogan, para tratar das negociações de paz indiretas iniciadas entre Israel e Síria, por mediação da Turquia.

AFP |

De acordo com uma fonte diplomática turca, Olmert faz essa visita de algumas horas a Ancara para "agradecer", de alguma forma, aos dirigentes turcos por seu trabalho pela paz entre Israel e Síria.

Graças a diplomatas turcos em Istambul, negociadores israelenses e sírios se reuniram quatro vezes, desde maio, sem chegar a resultado algum.

Essa mediação turca ilustra a vontade de Ancara de desempenhar um papel mais importante na solução dos conflitos no Oriente Médio.

Olmert foi recebido pelo chefe de Estado Abdullah Gul e participou de um jantar de trabalho com seu homólogo turco. Depois disso, deve voltar para Israel.

O premier israelense, envolvido em casos de corrupção, dirige um gabinete de transição, até a formação do governo que surgir das eleições legislativas antecipadas de 10 de fevereiro.

Israel e Síria se encontram em estado de beligerância desde a primeira guerra árabe-israelense, em 1948.

Leia mais sobre: Síria - Israel - negociações

    Leia tudo sobre: israelnegociaçãosíria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG