Olmert e Abbas se reúnem com Sarkozy na França

Paris, 13 jul (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chegaram hoje ao Palácio do Eliseu para se reunir com o presidente francês e de turno da União Européia (UE), Nicolas Sarkozy.

EFE |

O encontro tem como objetivo discutir uma maneira de acelerar as negociações de paz entre israelenses e palestinos.

Olmert e Abbas, que chegaram ao Palácio do Eliseu em carros separados, apertaram as mãos antes de ser recebidos por Sarkozy na entrada da residência oficial do presidente.

Depois do encontro de trabalho, os três dirigentes devem fazer declarações à imprensa.

A reunião acontece horas antes da cúpula de lançamento do projeto de União pelo Mediterrâneo (UPM), que contará com a participação de 42 chefes de Estado ou Governo e que pretende retomar a cooperação entre Europa e o sul do Mediterrâneo sobre uma base de igualdade e mediante projetos concretos.

Antes de deixar Israel rumo a Paris, Olmert insistiu na importância "política e econômica" desta cúpula, na qual se sentará na mesma mesa do presidente da Síria, Bashar al-Assad.

Israel e Síria, que mantêm negociações indiretas através da Turquia, seguem tecnicamente em guerra.

O presidente sírio disse ontem em Paris que ainda não há condições para passar à fase de negociações diretas com Israel. EFE ik/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG