Os dirigentes dos seis grandes países europeus presentes na cúpula de Sharm el Sheik foram convidados para jantar neste domingo à noite em Israel pelo primeiro-ministro Ehud Olmert, indicaram à AFP fontes diplomáticas.

"Esses dirigentes europeus foram convidados para um jantar em Jerusalém pelo primeiro-ministro israelense", disseram diplomatas europeus que participam da cúpula de Sharm el Sheik, às margens do Mar Vermelho.

"Vários já aceitaram, e ao que parece é possível que todos venham", disse uma fonte, que pediu para não ser identificada.

Co-presidida pelo presidente egípcio Hosni Mubarak e pelo francês Nicolas Sarkozy, a reunião na estação balneária ocorre no primeiro dia do frágil cessar-fogo unilateral decretado por Israel depois de três semanas de uma sangrenta operação na Faixa de Gaza.

Na reunião, da qual participa o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, estarão presentes os mandatários de Itália, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e República Tcheca, país que exerce atualmente a Presidência semestral da União Européia.

an/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.