Olmert chega ao Egito para discutir trégua em Gaza e troca de prisioneiros

Cairo, 24 jun (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, chegou hoje à localidade egípcia de Sharm el-Sheikh, onde se reuniu com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, sobre a situação na Faixa de Gaza e uma possível troca de prisioneiros palestinos e israelenses.

EFE |

Olmert visita o Egito uma semana depois de se alcançar, graças à mediação de Cairo, uma frágil trégua entre Israel e o movimento palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, além de outros grupos palestinos menores.

Segundo informações da rede "Al Jazira" em Sharm el-Sheikh, é possível que Olmert e Mubarak tentem agora avançar na questão dos prisioneiros, para que os palestinos libertem o soldado israelense Gilad Shalit em troca de um número indeterminado de libertações de palestinos em Israel.

Segundo fontes egípcias, Mubarak concentra agora seus esforços em convencer os palestinos da conveniência de libertar Shalit, capturado pelos grupos palestinos em junho de 2006.

A atual trégua entre palestinos e israelenses entrou em vigor na quinta-feira passada.

Os palestinos se comprometeram a suspender o lançamento de foguetes a partir da Faixa de Gaza em troca de que Israel reabra a fronteira e suspenda o bloqueio sobre o território. EFE nq/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG