entendimentos com palestinos - Mundo - iG" /

Olmert anuncia a líderes mundiais entendimentos com palestinos

Jerusalém, 13 mai (EFE) - O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, anunciou hoje perante dezenas de líderes mundiais que obteve entendimentos e elementos de acordo com os palestinos em questões importantes do diálogo de paz, mas reconheceu que em outras persistem divergências. É a intenção do Governo (israelense) chegar a um acordo de paz com os palestinos (...

EFE |

) porque pode ser que amanhã já não seja possível", indicou Olmert.

O primeiro-ministro israelense e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se comprometeram na conferência de Annapolis (Estados Unidos) de novembro a alcançar um acordo de paz antes que termine 2008.

Olmert não falou sobre datas para a paz, mas indicou que espera "alcançar com os palestinos um acordo de aplicação gradual e de acordo com o Mapa de Caminho", o plano de paz que guia as atuais negociações.

O chefe de Governo israelense aproveitou para fazer esta declaração perante dezenas de líderes dos âmbitos político, econômico e social no ato central da conferência iniciada hoje em Jerusalém por ocasião do 60º aniversário da criação do Estado de Israel.

Organizado pelo presidente israelense, Shimon Peres, este evento de três dias reúne 13 chefes de Estado e de Governo -entre eles o presidente americano, George W. Bush, que passará a participar do evento amanhã - e 14 ex-governantes.

O ex-primeiro-ministro britânico e atual enviado do Quarteto de Madri ao Oriente Médio (EUA, Rússia, União Européia e ONU), Tony Blair, participará do evento.

Outro nome será o idealizador da Perestroika, Mikhail Gorbachov, que está entre os 3.500 participantes da conferência, que analisará em 35 painéis os desafios da sociedade global e o futuro do povo judeu e do Estado de Israel no contexto internacional. EFE elb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG