Ike toca terra em Galveston - Mundo - iG" /

Olho do furacão Ike toca terra em Galveston

Houston (EUA) - O olho do furacão Ike, com chuvas e fortes ventos que castigam o sudeste do Texas, tocou terra hoje às 2h10 (4h10 de Brasília) na ilha de Galveston, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

Redação com EFE |

Os habitantes de Galveston (Texas) já registram inundações e lembram com inquietação o desastre provocado por um furacão que destruiu a cidade em 1900.

O furacão de categoria 4 que arrasou Galveston há 108 anos é considerado o maior desastre na história dos Estados Unidos provocado por um fenômeno natural do tipo, já que morreram mais de seis mil pessoas, um quinto da população da cidade à época.

As autoridades da cidade de Houston, no Texas, decretaram hoje toque de recolher em algumas regiões do município que estavam sob ordem de evacuação imediata diante da proximidade do "Ike".

O toque de recolher foi emitido pelo prefeito, Bill White, e o juiz do condado de Harris, Ed Emmet, depois de milhares de moradores terem desobedecido o alerta de evacuação.

Fontes oficiais disseram que o toque de recolher ficará em vigor entre as 19h (locais) de hoje e as 6h (locais) de sábado.

O governador do Texas, Rick Perry, mobilizou 7.500 membros da Guarda Nacional e declarou 88 condados como zona de desastre.

A intensidade e a periculosidade do "Ike" levou as empresas petrolíferas que operam no Golfo do México a suspender cerca de 97% de sua produção, além de uma porcentagem similar no caso do gás natural.

Foram evacuadas 655 plataformas de extração, 78% das existentes na região, segundo o órgão regulador de exploração mineral dos EUA (MMS, em inglês). 

Leia mais sobre: Ike

    Leia tudo sobre: ike

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG