México, 21 jul (EFE).- O olho da tempestade tropical Dolly tocou terra próximo à região turística de Cancún, em sua passagem pelo Caribe mexicano, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O centro do "Dolly" tocou terra junto à lagoa Nichupte, cerca de 10 quilômetros ao sul de Cancún, no estado de Quintana Roo, segundo o último boletim do SNM, emitido às 2h no horário local (4h de Brasília), e que adverte para um índice de periculosidade "moderado".

Toda a península de Iucatã se mantém em estado de alerta, segundo o Serviço Meteorológico.

A tempestade, que se desloca a 22 km/h em direção ao noroeste, é acompanhada por ventos sustentados de 85 km/h, com rajadas de até 100 km/h.

Nas próximas horas, o "Dolly" continuará entrando no território de Quintana Roo, ingressando no Golfo do México durante o dia.

Segundo o Serviço Meteorológico, a zona potencialmente afetada pela passagem do "Dolly" abrange toda a península de Iucatã, incluindo a ilha de Cozumel, onde fazem escalas alguns cruzeiros turísticos que navegam pelo Caribe.

O SMN destaca a força das chuvas que acompanham a tempestade, "de 100 a 150 mm, e que podem superar os 300 mm em duas horas", acompanhadas de vento forte e ondas elevadas.

Por esse motivo, toda a Península de Iucatã, desde a fronteira com Belize até Campeche, se mantém em estado de alerta. EFE mex/gs

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.