Oito civis morrem em ataque aéreo americano ao norte de Bagdá

Oito civis foram mortos no início da noite de quarta-feira por disparos de helicópteros americanos ao norte de Bagdá, informaram nesta quinta-feira fontes policiais iraquianas e o Exército dos Estados Unidos.

AFP |

Quarta-feira, às 18H30 (12H30 de Brasília), helicópteros americanos abriram fogo contra dois veículos na estrada principal ao sul de Baiji (200 km ao norte de Bagdá), segundo uma fonte policial local, que não quis ser identificada.

Oito pessoas morreram no ataque, entre elas duas crianças de cerca de 10 anos. Os corpos não puderam ser identificados, frisou a mesma fonte.

Questionado pela AFP, o comando americano confirmou o incidente.

"Houve um incidente na noite passada envolvendo as forças da coalizão, que deixou vítimas civis. Uma investigação foi aberta", disse o Exército americano em comunicado.

De acordo com o site "Iraqi Body Count", que estabelece um balanço independente do número de vítimas civis no Iraque, entre 80.000 e 88.000 civis foram mortos desde a invasão americana deste país, em março de 2003.

Somente em 2007, a violência no Iraque foi responsável pela morte de quase 24.000 civis iraquianos, segundo o site.

Em janeiro, o governo iraquiano e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimaram em 104.000 a 223.000 o número de vítimas civis no Iraque desde o início das operações militares, em março de 2003.

hba/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG