Oficiais vazavam informações à imprensa, diz ex-chefe da Scotland Yard

Paul Stephenson, que renunciou em julho, disse ter começado a se preocupar quando viu informações confidenciais nos jornais

iG São Paulo |

Paul Stephenson , ex-chefe da polícia de Londres, afirmou nesta segunda-feira que um "número reduzido" de oficiais vazavam informações à imprensa sobre as atividades policiais, fato que provocou sua renúncia em meio ao escândalo de escutas telefônicas ilegais do extinto tabloide News of the World .

AFP
Em meio ao escândalo, Paul Stephenson renunciou em 17 de julho do ano passado
Diante do juiz Brian Leveson, que está a cargo da investigação sobre a ética jornalística e a relação entre a polícia e a imprensa, o ex-responsável pela Polícia Metropolitana de Londres (conhecida por Met ou Scotland Yard) afirmou que as informações passadas eram "pouco úteis", mas chegou a causar problemas entre os responsáveis da força.

Relação estreita

Stephenson reconheceu que os contatos entre seus colegas e os jornalistas eram "mais estreitos" do que ele imaginava, mas se negou a citar os nomes dos agentes que passavam informações à imprensa.

"Estou me referindo a um número reduzido de policiais, que em algumas ocasiões recorriam à fofoca ou transmitiam histórias da própria Met", acrescentou.

O antigo chefe policial admitiu que só começou a se preocupar com a situação depois que detalhes de algumas reuniões confidenciais dos responsáveis da polícia apareceram nos jornais.

Stephenson renunciou ao cargo em julho de 2011, quando a imprensa revelou que o mesmo tinha contratado Neil Wallis , ex-diretor executivo do News of the World, como assessor de relações públicas, além de ter aceitado uma estadia de graça em um luxuoso spa.

O News of the World foi o pivô central de uma polêmica em 2011, quando foi revelado que o tabloide grampeava celulares de ricos e famosos, além de vítimas de terrorismo e integrantes das Forças Armadas.

A Polícia de Londres continua investigando o caso dos "grampos" ilegais do tablóide dominical, que foi fechado em julho 2011, e também os supostos subornos de policiais para obter notícias exclusivas.

Depois de o caso vir à tona, dezenas de empregados do News of the World foram presos por causa das escutas, assim como 11 jornalistas do The Sun, também de Rupert Murdoch , foram presos por subornarem policiais.

*Com EFE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG