Oferta dos Seis propõe pacote de medidas ao Irã

O Irã se beneficiará de apoio comercial, financeiro, agrícola e de altas tecnologias se Teerã decidir renunciar ao enriquecimento de urânio, segundo uma oferta das grandes potências apresentada nesta terça-feira nos Estados Unidos.

AFP |

A nova proposta de cooperação, enviada no sábado ao Irã pelo chefe da diplomacia européia, Javier Solana, propõe ao regime iraniano uma reintegração ao cenário internacional, após anos de isolamento por causa de seu polêmico programa nuclear, informa um documento divulgado pelo departamento de Estado americano.

Entre as principais medidas, o Irã poderia receber, caso aceite a oferta, apoio para construir "um reator de água leve com tecnologia de ponta", além de garantias que "vinculem juridicamente" as partes para o fornecimento de combustível nuclear.

O acordo também beneficiaria o Irã através de apoio em pesquisa e desenvolvimento em energia nuclear "assim que a confiança internacional" for restaurada, além da gestão dos rejeitos radioativos e do combustível utilizado.

A oferta dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) e a Alemanha, uma versão atualizada de uma proposta anterior, de junho de 2006, disponibiliza apoio para que o Irã "assuma um papel importante e construtivo nas relações internacionais".

A proposta envolveria as demandas iranianas de cooperação "sobre a não proliferação e a segurança regional", além de uma conferência sobre os assuntos de segurança no Oriente Médio.

Resolver a questão nuclear iraniana contribuiria para "cumprir com o objetivo de um Oriente Médio sem armas de destruição em massa", afirma o documento.

lc/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG