Ofensiva israelense em Gaza é um caminho sem saída, diz Zapatero

A operação militar israelense em Gaza é um caminho sem saída, que não levará à paz e à segurança dos israelenses, declarou nesta segunda-feira o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que nos próximos dias se reunirá em Madri com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

AFP |

"Não há uma solução militar para a crise e, em função da amizade com o governo de Israel, tenho que dizer que aos dirigentes que este não será o caminho que levará à paz e à segurança de seu povo", afirmou Zapatero à imprensa.

"A violência israelense e a conduta irresponsável do movimento Hamas só farão a região mergulhar a região e os povos que a habitam de novo na desesperança e na frustração", acrescentou.

Esta é a mensagem que Zapatero transmitirá tanto ao primeiro-ministro israelense Ehud Olmert quanto ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, que visitará Madri nos próximos dias.

A Espanha exigiu no domingo de Israel o fim da ofensiva terrestre na Faixa de Gaza, informou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores, citado pela agência Europa Press.

O chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos, que já atuou como enviado da União Européia ao Oriente Médio, "exige do Hamas que deixe de lançar foguetes e, a Israel, que ponha fim à ofensiva terrestre", disse o porta-voz.

ds/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG