Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Ofensiva de tropas afegãs e da Otan mata 56 talibãs em Kandahar

Cabul, 19 jun (EFE).- O Ministério da Defesa afegão calculou hoje em 56 o número de vítimas fatais entre a insurgência talibã na operação militar realizada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e pelo Exército afegão contra os rebeldes das cercanias de Kandahar, no sul do país.

EFE |

Em entrevista coletiva, o porta-voz do ministério, general Zahir Azimi, disse que os insurgentes saíram das localidades que tinham tomado no distrito de Arghandab, e acrescentou que vários talibãs ficaram feridos durante os combates, mas não precisou quantos.

Uma fonte oficial tinha informado antes à Agência Efe que a ofensiva deixou "centenas" de insurgentes mortos ou feridos.

"Centenas de combatentes morreram ou estão feridos, a maioria deles estrangeiros procedentes, principalmente, do Paquistão", disse Mohamad Dawoud, o porta-voz do governador de Kandahar, Assadullah Khalid.

A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) no Afeganistão ainda não divulgou sua própria estimativa de vítimas.

Os talibãs tomaram há poucos dias o controle de várias localidades a apenas 20 quilômetros de Kandahar, a segunda cidade mais importante do país, depois que, em 13 de junho, um grupo insurgente libertou centenas de prisioneiros da penitenciária da idade.

A operação do Exército começou ontem de manhã na margem oeste do rio Arghandab, com a participação de milhares de soldados afegãos mobilizados na área e de tropas da Isaf. EFE nh/an

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG