Ofensiva americana mata 8 rebeldes no Afeganistão

Cabul, 1 jan (EFE).- Pelo menos oito supostos insurgentes morreram e um outro foi detido em uma operação das forças da coalizão liderada por tropas americanas na província de Zabul, no leste do Afeganistão, disse hoje o comando dos Estados Unidos.

EFE |

Segundo um comunicado, a ofensiva, que tinha como alvo um líder da insurgência supostamente envolvido em ataques com explosivos e relacionado com o movimento de combatentes estrangeiros, aconteceu ontem no distrito de Arghandab.

As tropas fizeram uma batida contra um refúgio dos insurgentes no qual também havia várias mulheres e crianças, que conseguiram deixar o edifício antes de o tiroteio iniciar.

Os soldados usaram armas leves e contaram com o apoio aéreo de aviões militares durante a ofensiva, de acordo com a nota.

Na quarta-feira passada, outros 11 insurgentes morreram em uma ofensiva similar no distrito de Surobi, na província de Cabul.

Moradores da região denunciaram ontem que as tropas bombardearam a área de Yakhdand e mataram sete civis, entre eles duas crianças, segundo uma testemunha citada pela agência de notícias afegã "AIP".

O comando militar dos EUA disse então que relatórios preliminares indicavam que a operação só tinha causado baixas entre membros da insurgência, embora tenha assegurado que investigaria o incidente.

"As forças da coalizão lamentam profundamente qualquer dano a civis", disse o porta-voz da coalizão Jerry O'Hara.

Pelo menos 4.500 pessoas morreram no ano passado devido à violência no Afeganistão. EFE lo/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG