umbral de nova era - Mundo - iG" /

OEA diz que laços entre EUA e A.Latina estão no umbral de nova era

Washington, 13 mai (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, afirmou hoje que não se pode falar ainda de uma mudança radical na direção das relações interamericanas, mas destacou que laços se encontram no umbral de uma nova era.

EFE |

É possível afirmar "com otimismo que estamos no umbral de uma nova era nas relações interamericanas", afirmou o responsável da OEA na 39ª Conferência das Américas, realizada no Departamento de Estado americano, em Washington.

"Não se pode dizer que as relações hemisféricas experimentaram uma mudança radical de direção", disse Insulza, que acrescentou que "a soma de gestos dos primeiros dias do mandato" do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "são suficientes para sugerir que a mudança nessa direção está ocorrendo".

Para o chileno, os líderes deixaram a 5ª Cúpula das Américas, que aconteceu em abril em Trinidad e Tobago, com "esperança e otimismo", e parte dessa postura tem a ver com Obama, que chegou a Port of Spain com uma atitude "realmente multilateral, participativa, informada e sincera".

"Enviou uma mensagem de cooperação e os líderes acreditaram nele", disse.

Para Insulza, o verdadeiro problema nas relações interamericanas é que "EUA e América Latina caminharam em diferentes direções nos últimos anos, sem um diálogo efetivo e sem um entendimento mútuo de para onde iam".

Em referência às tensões experimentadas durante a Administração de George W. Bush, Insulza destacou que "este não é um continente mais hostil agora como alguns acreditam, mas se distanciou dos Estados Unidos". EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG