OEA distribui observadores na Bolívia para as eleições de amanhã

Washington, 3 abr (EFE).- O chefe da Missão de Observação Eleitoral (MOE) na Bolívia da Organização dos Estados Americanos, Arístides Royo, se incorporou hoje às atividades de sua equipe para supervisionar as eleições departamentais e municipais do domingo.

EFE |

A missão iniciou seus trabalhos na semana passada e é composta por 50 observadores que já se encontram desdobrados nos nove departamentos do território boliviano a fim de vigiar o desenvolvimento do processo eleitoral, principalmente sua organização e as tarefas administrativas do pleito.

Royo se reunirá com diversas autoridades eleitorais, políticas e governamentais em Santa Cruz.

O ex-presidente do Panamá e ex-embaixador perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) foi designado chefe de missão na Bolívia pelo secretário-geral, José Miguel Insulza, e viajou o país pela primeira vez no dia 23 de março.

Nessa oportunidade, assinou acordos que estabelecem as condições para a observação e também teve reuniões com autoridades locais e internacionais.

Royo possui uma longa trajetória política e de serviço público, pois participou como negociador dos tratados Torrijos-Carter sobre o Canal do Panamá e em missões especiais da OEA para a preservação da democracia e do direito internacional.

Foi embaixador do Panamá na França e duas vezes na Espanha, além de embaixador perante a OEA. Publicou três livros e recebeu numerosas condecorações internacionais. EFE cai/pb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG