OEA destaca alta participação de eleitores nas eleições paraguaias

Assunção, 20 abr (EFE).- A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanha as eleições gerais realizadas hoje no Paraguai destacou a alta participação nas primeiras horas de votações.

EFE |

"Queremos felicitar os paraguaios pela lição de dever cívico dado", disse em uma coletiva de imprensa María Emma Mejía, ex-chanceler da Colômbia e chefe da missão de mais de 70 observadores da OEA no país.

Ela ressaltou que só foram registrados incidentes isolados no primeiro turno do pleito.

Segundo informações dos diferentes candidatos, nas primeiras horas do dia foram registrados entre 35% e 45% da participação nas províncias mais povoadas do país, embora todos esperem a superação dos 67% registrados em 2003, quando foi eleito o presidente Nicanor Duarte.

Por outro lado, Mejía disse que pode ser observado que estão dissipados, até agora, os temores de eventuais distúrbios de agitadores, denunciadas pelo próprio chefe de Estado, do Partido Colorado, no Governo há 61 anos.

A ex-chanceler colombiana explicou que observarão de perto a etapa de transferência e recepção das urnas no Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, onde devem ser dados os primeiros resultados oficiais por volta de meia-noite (01h00, horário de Brasília). EFE rg/bf/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG