preocupação com lei migratória européia - Mundo - iG" /

OEA demonstra preocupação com lei migratória européia

A Organização de Estados Americanos, OEA, manifestou hoje preocupação com a nova lei de expulsão de imigrantes em situação irregular aprovada pelo Parlamento europeu, e anunciou que missão de ministros americanos buscará uma reunião com parlamentares e autoridades europeus.

AFP |

Em resolução aprovada por unanimidade pelos representantes de seus 34 Estados membros - entre eles Estados Unidos e Canadá - a OEA, reunida em Washington, denunciou o fato de que "as leis e medidas adotadas por alguns Estados podem restringir os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos imigrantes".

Reunidos a pedido do Peru, os países americanos pediram ao secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, que forme "missão de alto nível dos Estados membros da OEA para obter da UE informação de primeira mão sobre a normativa repatriação", durante encontro a ser definido.

A diretriz, aprovada no dia 17 de junho pelo Parlamento europeu, estabelece detenção de até 18 meses dos imigrantes ilegais que não quiserem partir por vontade própria e uma proibição de cinco anos de regressar à União Européia (UE).

mr/du/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG