fundamental - Mundo - iG" /

Observador da UE diz que referendo no Equador é fundamental

Quito, 28 set (EFE).- O chefe da missão de observação eleitoral da União Européia (UE), o português José Ribeiro, disse que o referendo constitucional realizado hoje no Equador é fundamental o país sul-americano.

EFE |

"Trata-se de um referendo fundamental para o futuro do país" porque se aprovará ou rejeitará uma Constituição, que é "um marco fundador" da institucionalidade da nação, declarou Ribeiro à emissora "Radio Quito".

Por isso, segundo ele, a UE decidiu participar como observadora do referendo, já que só costuma supervisionar processos eleitorais.

Cerca de 30 pessoas integram a missão de observação eleitoral da UE, que foram divididas por várias províncias.

"Uma Constituição é um marco fundador e deve ser um marco comum, um núcleo do processo político, social, econômico de um país e, portanto, é um momento decisivo", reiterou.

Além disso, o português assegurou que o projeto político do Equador é "específico" e que "é um erro misturá-lo com outros".

De acordo com Ribeiro, o Equador é um país que "procura estabilidade política, institucionalidade democrática, que são condições indispensável para o desenvolvimento econômico e o progresso social do país". EFE fá/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG