Objeto radioativo causa queimaduras em cinco pessoas na Índia

Nova Délhi, 9 abr (EFE).- Cinco pessoas sofreram queimaduras causadas por um objeto radioativo em um mercado de ferro-velho de Nova Délhi, provocando pânico entre os aldeões na noite desta quinta-feira, informou à agência Efe uma fonte policial.

EFE |

O objeto foi encontrado em uma loja de ferro-velho no bairro de Mayapuri, no oeste da capital, e segundo testemunhas citadas pela agência indiana "Ians", fez escurecer o corpo do proprietário do estabelecimento quando este o tocou.

Outras quatro pessoas, entre elas três trabalhadores da loja, também foram transferidas a um hospital da capital indiana após sofrerem queimaduras e ficarem inconscientes pela radiação.

Uma equipe do Centro de Pesquisa Atômico Bhabha se deslocou ao lugar para investigar o fato e "os cientistas confirmaram que se trata de material radioativo e o isolaram", explicou à "Ians" o comissário adjunto da Polícia de Délhi-Oeste, Ajay Kashyap.

Segundo a agência indiana, os especialistas suspeitam que a substância radioativa é o Cobalto-60, que pode causar câncer em caso de exposições prolongadas.

"Isolamos em torno de meio quilômetro na zona como medida de precaução, mas não evacuamos a população", acrescentou o comissário adjunto.

Nova Délhi e outras grandes cidades indianas processam diariamente toneladas de ferro-velho e lixo eletrônico que são vendidos e processados em pequenos mercados e lojas mal equipadas, onde quase não há medidas de segurança. EFE daa/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG