Obama volta a liderar lista de 70 mais poderosos da Forbes

Dilma Rousseff cai da 16ª para 22ª posição em tradicional ranking de revista

AFP |

O presidente americano, Barack Obama, recuperou em 2011 o primeiro lugar na lista das pessoas mais poderosas do mundo que até agora era de seu colega chinês Hu Jintao, segundo o ranking anual divulgado esta quarta-feira pela revista americana Forbes.

Divulgação / Casa Branca
Obama que havia sido segundo colocado em 2010 volta ao topo do ranking
Atrás de Obama, situam-se em segundo e terceiro lugares, respectivamente, o premier russo, Vladimir Putin, e Hu Jintao. O fundador e presidente da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, de apenas 27 anos, situa-se entre os dez primeiros da lista em nono lugar.

Roberto Stuckert Filho/PR
Em seu primeiro ano de governo, Dilma cai em lista de poderosos
A presidenta Dilma Rousseff caiu da 16ª posição no ano passado, quando havia acabado de ganhar a eleição e sequer tomado posso para 22ª neste ano, mantendo-se a terceira mulher mais poderosa do mundo. Na resenha sobre ela, a revista diz "gastou seu primeiro ano no cargo limpando a casa - demitiu cinco ministros e uma dúzia de assessores acusados de corrupção. Ponto baixo de 2011: A preparação do Brasil para Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 estão atrasadas e acima do orçamento."

Além dela, o único outro membro da lista na América Latina é o presidente Chileno, Sebastián Piñera na 66ª posição.

Primeiras posições :

1º - Barack Obama
2º - Vladimir Putin
3º - Hu Jintao
4ª - Angela Merkel
5º - Bill Gates
6º - Abdullah bin Abdulaziz al Saud
7º - Papa Bento 16
8º - Ben Bernanke
9º - Mark Zuckerberg
10º - David Cameron
11º - Sonia Gandhi
16º - Hillary Clinton
22º - Dilma Rousseff

A chanceler alemã Angela Merkel, em quarto lugar, é a primeira mulher da lista. O fundador da Microsoft, Bill Gates, valorizado por sua ação à frente da fundação que leva seu nome e o de sua mulher, Melinda, subiu várias posições e agora está em quinto, após ocupar a décima colocação em 2010. Entre os dez primeiros estão também o rei saudita Abdullah bin Abdulaziz al Saud (sexto) e o papa Bento XVI.

Quatro fatores foram levados em conta no momento de eleger o seleto grupo de 70 pessoas: sobre quanta gente tem poder, quais recursos financeiros controlam, se têm influência em mais de uma esfera e quão ativamente exercem seu poder para mudar o mundo. Neste contexto, a Forbes explica que Bill Gates é um caso especial, pois "está mudando o mundo através das vacinas".

Saem Strauss-Kam, Assange e Oprah

Entre os que saíram da lista este ano estão o ex-diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn; o fundador do Wikileaks, Julian Assange; e a apresentadora da televisão e empresária americana Oprah Winfrey. Em 2010, o presidente chinês Hu estava em primeiro lugar, seguido de Obama e Abdullah.

    Leia tudo sobre: forbespoderosos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG