Obama volta a declarar apoio a criação de Estado palestino

Washington, 28 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, demonstrou hoje o firme apoio que dá à criação de um Estado palestino e disse estar convencido de que Israel verá essa solução como uma resposta à paz.

EFE |

Em declarações após uma reunião de uma hora e meia com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, Obama ressaltou que "não há tempo a perder" no processo de paz no Oriente Médio. Porém, se declarou contrário ao estabelecimento de "calendários específicos" para o alcance de um acordo.

O chefe de Estado americano, que na semana passada recebeu na Casa Branca o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também exigiu que Israel detenha o crescimento dos assentamentos judeus nos territórios ocupados e que os palestinos cumpram as obrigações que assumiram para garantir a segurança.

Por sua vez, Abbas declarou que "o tempo é um fator de pressão" no estabelecimento de um Estado palestino e que as partes em negociação "aproveitem cada minuto, cada momento", para conseguir um acordo de paz. EFE mv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG