Obama visitará Pentágono para discutir retirada do Iraque

O presidente Barack Obama deve visitar nos próximos dias a sede do Pentágono, onde começará a dar forma a uma estratégia para retirar as forças americanas do Iraque, informou nesta segunda-feira seu porta-voz, Robert Gibbs.

AFP |

Obama, que durante a campanha eleitoral se comprometeu a trazer todos os soldados enviados ao Iraque de volta para casa dentro de 16 meses a partir do início de seu mandato, se reuniu um dia depois de sua posse com autoridades militares para acelerar o planejamento da operação de retirada.

"A próxima etapa deste processo será uma reunião direta com os comandantes e encarregados de planejamento do Pentágono", disse Gibbs à imprensa.

A visita de Obama, a primeira ao Pentágono desde que assumiu a presidência, estava prevista para acontecer no último domingo, mas o secretário da Defesa, Robert Gates, precisou adiá-la por alguns dias, explicou o porta-voz.

Na semana passada, Gates comentou que essas reuniões têm como objetivo dar início a "um processo de avaliação das diferentes opções" de retirada dos 143.000 soldados americanos atualmente presentes no Iraque, e que o prazo de 16 meses prometido por Obama é uma delas.

lal/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG