Obama visita Congresso para pressionar por aprovação de pacote

WASHINGTON - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou o Congresso norte-americano na segunda-feira para fazer campanha pela aprovação rápida de um gigantesco pacote fiscal com o qual espera combater a recessão.

Reuters |


"A razão pela qual estamos aqui hoje é porque os assuntos da população não podem esperar", disse Obama a jornalistas no início de um encontro com a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi.

"Temos um extraordinário desafio econômico diante de nós", afirmou Obama, que assume o posto em 20 de janeiro. "Esperamos um relatório de trabalho sensato no final da semana."

De acordo com uma pesquisa da Reuters, economistas acreditam que dados do Departamento de Trabalho mostrem uma queda do emprego formal de 500 mil, elevando as perdas de empregos em 2008 para cerca de 2,5 milhões.

Reuters

Obama se encontra com Nancy Pelosi para falar sobre pacote fiscal


A visita de Obama ocorre na véspera da abertura do novo Congresso, onde a aprovação de um pacote de estímulo econômico, da ordem de US$ 775 bilhões ao longo de dois anos, será o principal objetivo.

Os democratas esperavam inicialmente ter o pacote pronto para a assinatura de Obama no dia em que ele assumisse o poder. Mas agora dizem que levará ao menos um mês para organizar a iniciativa que pode exigir apoio bipartidário a fim de evitar uma possível obstrução no Senado republicano.

Obama planejava se encontrar ainda na segunda-feira com o líder democrata no Senado, Harry Reid, e depois conversar com deputados de ambos os partidos, incluindo o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, e o líder republicano da Casa, John Boehner.

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: barack obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG