Praga, 5 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou hoje a República Tcheca com destino à Turquia, onde se reunirá com o presidente turco, Abdullah Gül, e dará por terminada sua viagem de sete dias pela Europa.

Segundo a agenda divulgada pela Casa Branca, Obama visitará Ancara na segunda-feira e manterá um encontro com as máximas autoridades turcas, além de pronunciar um discurso no Parlamento.

Depois, Obama viajará a Istambul e assistirá à recepção que será oferecida pelas autoridades turcas aos chefes de Estado e de Governo que participam do 2º Fórum da Aliança de Civilizações, mas não deve ir ao jantar nem discursar nas reuniões.

Esse fórum será inaugurado pelo presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, um dos patrocinadores da Aliança de Civilizações, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, outros promotores dessa reunião.

Com sua viagem à Turquia, o presidente americano termina uma viagem pela Europa que o levou também a Londres para assistir à Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) sobre a crise econômica.

Obama também esteve em Estrasburgo, na França, onde participou da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e a Praga, para manter uma cúpula com os dirigentes da União Europeia.

EFE mv/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.