Obama vence os caucus de Guam por apenas sete votos

Washington, 4 mai (EFE).- O pré-candidato do Partido Democrata à Casa Branca Barack Obama venceu os caucus na ilha de Guam por uma diferença de apenas sete votos em relação à Hillary Clinton, segundo dados oficiais divulgados hoje.

EFE |

Segundo as autoridades eleitorais da ilha, Obama ganhou em 14 dos 21 distritos e recebeu 2.264 votos, enquanto Hillary teve 2.257.

A vitória é uma boa notícia para o senador por Illinois, que nas últimas semanas sofreu sérias derrotas nas urnas e se viu cercado de problemas envolvendo o reverendo Jeremy Wright, seu mentor religioso.

Os caucus em Guam colocaram em jogo quatro delegados para a convenção democrata de Denver em agosto.

Nenhum dos candidatos esteve na ilha para participar de comícios, mas ambos fizeram campanha à distância e concederam entrevistas à imprensa local.

Tanto Obama quanto Hillary se dedicam agora às prévias de terça-feira, em Indiana e na Carolina do Norte, onde estão em jogo 187 delegados no total.

Pesquisas indicam uma vantagem para Obama na Carolina do Norte, onde as pesquisas o colocam com nove pontos percentuais de vantagem sobre a senadora por Nova York.

Em Indiana, a disputa está mais equilibrada, mas as últimas pesquisas deram uma vantagem de seis pontos a Hillary.

Por enquanto, Obama tem vantagem no número total de delegados alcançados para a convenção de Denver, porém, é impossível que tanto ele quanto Hillary cheguem aos 2.025 delegados necessários para confirmar um dos dois como candidato democrata à Casa Branca.

A decisão deve ficar nas mãos dos "superdelegados", funcionários de elite e personalidades do partido que têm a palavra final, já que votam nos candidatos que quiserem, independente dos resultados das prévias. EFE mv/rr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG