Obama vence na Carolina do Norte; Hillary tem vantagem em Indiana

Washington, 6 mai (EFE) - O senador Barack Obama venceu hoje nas primárias da Carolina do Norte, um estado onde a população negra representa cerca de 20% do total; enquanto sua rival, Hillary Clinton, está em vantagem em Indiana, segundo projeções da CNN. A Carolina do Norte realizou hoje primárias democratas junto a Indiana, estado onde desponta como favorita sua adversária, a senadora por Nova York Hillary Clinton. Entre os dois estados há 187 delegados em jogo.

EFE |

As projeções da "CNN", elaboradas com pesquisas de boca-de-urna, foram divulgadas antes do início da apuração dos votos.

Obama era tido como favorito na Carolina do Norte, apoiado pela grande presença de população negra que o favoreceu durante todo o processo de primárias, especialmente nos estados do sul como Geórgia, Alabama, Louisiana e Carolina do Sul.

A situação da economia dominou a campanha nos dois Estados, especialmente em Indiana, estado mais deprimido que o resto do país.

Os analistas consideram que a vitória da ex-primeira-dama em Indiana é essencial para a viabilidade de sua campanha.

Com 24% dos votos apurados em Indiana, a senadora democrata tem até agora 57% dos votos e Obama 43%, segundo a "CNN".

As eleições de hoje fazem parte da reta final do processo de primárias vivido pelo Partido Democrata, e que continuará no dia 13, em Virgínia Ocidental, e no dia 20, em Kentucky e Oregon.

Em 1° de junho estão convocados a votar os democratas de Porto Rico e, finalmente, em 3 de junho votarão os de Montana e Dakota do Sul. EFE pgp-tb/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG