Obama vence em 9 dos 15 estados que encerram votação às 23h

Washington, 4 nov (EFE).- O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, venceu em nove dos 15 estados que encerraram hoje a votação às 20h locais (23h de Brasília), segundo projeções da CNN.

EFE |

Obama conquistou a maioria dos votos nos estados de Maine, Connecticut, Nova Jersey, Delaware, Massachusetts, Maryland, Illinois, Pensilvânia e no Distrito de Columbia.

Já McCain venceu no Tennessee, Oklahoma e Carolina do Sul, de acordo com a "CNN".

Entre os estados que encerraram a votação às 20h locais (23h de Brasília) está a Flórida, um dos mais importantes nas eleições americanas.

Obama aparece na liderança na Flórida, com 52% dos votos, contra 48% de McCain, após 39% da apuração.

Em 2004, o atual presidente americano, o republicano George W.

Bush, venceu o democrata John Kerry no estado por 52% a 47%.

Para conquistar a vantagem na Flórida, que tem direito a 27 votos no colégio eleitoral, os democratas não pouparam investimentos, com mais de 200 mil voluntários e dezenas de escritórios espalhados pelo estado.

Outro estado-chave a encerrar a votação às 20h locais (23h de Brasília) foi a Pensilvânia, cuja maioria dos votos ficou com Obama, segundo as projeções da "CNN".

A Pensilvânia, que votou nos democratas nas últimas cinco eleições presidenciais, tem direito a 21 votos no colégio eleitoral americano.

Em 2004, o democrata John Kerry derrotou no estado o atual presidente americano, o republicano George W. Bush, por 51% a 48%.

A Pensilvânia foi um dos estados em que o republicano John McCain tentou reverter a seu favor, já que as pesquisas indicavam uma cômoda vantagem para Obama.

Os outros estados que encerraram a votação no mesmo horário são Alabama, New Hampshire, Mississipi e Missouri.

Os colégios eleitorais dos Estados Unidos fecham o pleito hoje de forma escalonada, começando pela Costa Leste do país e terminando no Havaí.

O território americano tem mais de 300 milhões de habitantes e seis fusos horários diferentes de votação.

Os EUA elegem hoje seu 44º presidente, renovam os 435 membros da Câmara de Representantes, 35 dos 100 senadores e 11 governadores.

EFE tb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG