dias difíceis para os EUA mas se mostra otimista - Mundo - iG" /

Obama vê dias difíceis para os EUA mas se mostra otimista

O presidente eleito Barack Obama advertiu neste sábado que haverá dias difíceis pela frente para os Estados Unidos, mergulhado em uma crise econômica, mas elogiou a longa tradição de mudanças de comando pacíficas neste país.

AFP |

Em seu último pronunciamento em cadeia de rádio antes de ser empossado como o 44º presidente dos Estados Unidos, Obama disse a seus concidadãos que o mundo será testemunha na terça-feira de "um rito que vai ao coração de nossa grandeza como país".

"Pela 43ª vez, realizamos a transferência pacífica de poder de um presidente para o próximo", disse Obama.

O presidente eleito, cuja cerimônia de posse será realizada diante de uma grande multidão no Capitólio e acompanhada em todo o mundo, advertiu que com a crise econômica o povo norte-americano está frente a tempos "de grandes desafios".

"Estamos em dias difíceis, e dias difíceis nos esperam pela frente. Nosso país está em guerra. Nossa economia está em grandes dificuldades. E há muito trabalho a ser feito para restaurar a paz e promover a prosperidade".

"Mas ao analisarmos essa longa tradição norte-americana, recordamos que nossos desafios podem ser superados se evocarmos o espírito que nossa democracia conservou desde que George Washington fez seu juramento".

"Há muito trabalho a ser feito. Mas agora, todos nós, americanos, temos em nossas mãos a promessa de um novo começo".

Obama, que neste sábado fará uma viagem a Washington de trem, também elogiou o atual presidente George W. Bush por assegurar uma transferência de poder tranqüila, apesar das profundas diferenças entre eles.

"As transições também nos lembram que o que temos em comum como norte-americanos é muito mais do que nossas diferenças políticas", disse Obama.

"Durante essa transição, o presidente Bush e seu governo estenderam a mão da cooperação, e deram uma assistência muito valiosa a minha equipe enquanto nos preparamos para chegar ao dia 20 de janeiro".

col/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG