WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está confiante em um acordo sobre a mudança climática na conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em Copenhague, disse a Casa Branca nesta terça-feira. O presidente acredita que podemos obter um acordo operacional que tenha sentido em Copenhague, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, a jornalistas.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, escreveu em um artigo no International Herald Tribune nesta terça-feira que o sucesso em Copenhague exige que todas as economias tomem ações decisivas e concordem com um sistema que seja transparente e confiável.

"O presidente revisou os esforços dos Estados Unidos sobre as mudanças climáticas, reiterou seu compromisso de fazer progresso em direção a uma conclusão bem sucedida de um acordo operacional em Copenhague", afirmou Gibbs.

Líderes mundiais participam de uma conferência na capital da Dinamarca para tentar chegar a um acordo para combater o aquecimento global. Obama, que chegará a Copenhague na sexta-feira, conversou com seus colegas da Grã-Bretanha, França e Alemanha antes de sua viagem, disse Gibbs.

"Todos estão empenhados em trabalhar juntos. E, obviamente, ficarão todos juntos nos próximos dias", acrescentou.

(Reportagem de Alister Bull)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.