Obama vai se reunir com líderes de Israel e Palestina

A Casa Branca anunciou neste sábado que o presidente americano, Barack Obama, vai se encontrar na próxima terça-feira com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

BBC Brasil |

Segundo nota divulgada à imprensa pela Presidência americana, os três líderes discutirão uma forma de relançar o processo de paz entre palestinos e israelenses.

A Casa Branca também disse que o encontro seria precedido de conversas bilaterais entre Obama e cada um dos líderes.

O anúncio foi feito um dia depois de o enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, George Mitchell, retornar da região sem garantias de um encontro do tipo.

Mitchell também não conseguiu garantir um compromisso de Israel para interromper a construção de assentamentos na parte ocupada da Cisjordânia, uma das pré-condições dos palestinos para que se possa dar início a negociações.

O governo americano vem buscando um acordo sobre fim da construção de assentamentos israelenses que seja aceito pelos palestinos. Neste sábado, em visita ao Egito, Abbas atribuiu a Israel o fracasso da missão de Mitchell.

Netanyahu aceitou congelar parcialmente por vários meses a construção de alguns assentamentos, mas não em Jerusalém ou em projetos já aprovados pelo governo.

Ele disse que houve uma redução no número de construções, mas não uma paralisação total. Netanyahu disse que 2,4 mil unidades continuarão sendo construídas.

Líderes do quarteto que negocia a questão do Oriente Médio - Estados Unidos, Rússia, União Européia e Nações Unidas - também devem discutir a questão na reunião da Assembleia Geral da ONU, na próxima semana.

Leia mais sobre Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG