WASHINGTON (Reuters) - O presidente Barack Obama disse nesta quinta-feira que dará ordens para inspeções imediatas das minas norte-americanas com históricos de segurança ruim após receber um relatório sobre o desastre na mina carvoeira de Virginia Ocidental da semana passada, informou um porta-voz da Casa Branca. O relatório que será entregue ao presidente conclui que um número grande demais de minas não é seguro o suficiente.

A investigação preliminar da explosão da semana passada na mina Upper Big Branch da Massey Energy, que matou 29 mineiros, descobriu que seu histórico de segurança era "profundamente preocupante", segundo a fonte do governo.

O relatório, que também pesquisou as condições de minas em todo o país, determinou ainda que "enquanto existem muitas empresas com responsabilidade, existe um número grande demais de minas em que a segurança é inadequada", afirmou.

Exigindo "responsabilidade", Obama havia dado ordens para que autoridades de segurança em mineração fizessem o relatório sobre a explosão, o histórico de segurança da mina, e as medidas que o governo deveria tomar para evitar futuros desastres.

Questões foram levantadas sobre a segurança da Massey, a maior produtora de carvão na região montanhosa de Appalachia Central.

A empresa defendeu seu histórico, dizendo que o índice de acidentes foi o mais baixa de todos os tempos em 2009 e que sugestões de que a explosão teria ocorrido por negligência de segurança eram "completamente infundadas".

"Entre outras medidas adiante... o presidente pedirá ao Departamento de Segurança e Saúde em Mineração que retorne e dê mais uma olhada naquelas minas com históricos de segurança preocupantes", disse a autoridade.

"O Departamento irá mobilizar inspetores e autoridades de fiscalização imediatamente àquelas minas para garantir que as condições que levaram a esse desastre não estejam presentes", afirmou.

O desastre de Virginia Ocidental foi o pior acidente em minas nos EUA em quase 40 anos. Em 1972, 125 pessoas morreram depois que uma barragem de água se rompeu na Buffalo Mining Company em Saunders, Virginia Ocidental, e, em 1970, 38 mineiros morreram em uma explosão da finley Coal Company em Hyden, Kentuky,

(Reportagem de Matt Spetalnick)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.